sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia 8 de Março - Dia Internacional da Mulher





Um dia pra se comemorar sim. 

Séculos de opressão e desigualdade entre sexos hoje tão iguais e soberanos entre si. Está certo que ainda falta muito pra que se diga que o respeito de gêneros esta a níveis sociais equitativos, mas muito se avançou e se conquistou. Eu poderia exemplificar por muitas linhas de raciocínio e fatos essa evolução, mas não consigo ser meramente contextual, quando não consigo desvincular um dia/semana voltado pra mulher sem lembrar do exemplo de criação e hombridade daquela que me criou. 

Poderia inumerar dezenas de fatos sobre ela, mas gosto de puxar pela memória e tentar recordar pequenos momentos que ficaram gravados no fundo da gaveta sensorial, pequenos instantes que a fazem ser alguém assim tão especial a ser lembrada esse dia :

Lembro de ser arrastado, puxado mesmo, em direção à pequena escola a três quadras de casa, visível era minha relutância em não querer estar ali. Devia ser uma dessas escolas maternais de bairro, coisa já comum na década de 70. Lembro bem do berreiro que abria quando era deixado lá, e lembro que sempre recebia algum agrado dela pra que me calasse e aceitasse conviver com as outras crianças. Lembro essencialmente de uma pequena carruagem plástica que vendia junto com algum doce, desses doces que se vendia há época nos "fiteiros" de esquina, e que ela sempre me comprava pra aceitar a distância momentânea do calor daquele colo, da segurança de sua vigilância. Engraçado era que sempre terminava a manhã sem a bendita carruagem, pois nem brincava com as crianças, nem fazia bem as tarefas, e no máximo ficava olhando a movimentação e gritaria geral, enquanto ficava prostrado na pequena janela do recinto esperando a hora dela vir me resgatar.

Através dos olhos de minha mãe felicito todas as mulheres por suas conquistas e pequenas batalhas de todo dia, que mesmo sem terem de fato transportado seus filhos em carruagens, souberam zelar pela segurança, moralidade e educação que transformou toda uma geração de homens em seus fiéis e maiores admiradores !!!

gianovik

Nenhum comentário:

Postar um comentário