quarta-feira, 5 de junho de 2013

Felicidade Plástica




  • Não pode ser. Ninguém pode ser feliz o tempo todo.

  • Eu também acho estranho aquele monte de postagens de alegria. Para mim parece um painel de súplicas.

  • Pois é. O que você acha de fato ? Seja sincero.

  • Acho muitas coisas. Acho que espargir felicidade em redes sociais parece sinônimo de carência, de apelo tipo : “Ei !! Eu existo, leiam minha felicidade plástica !!! Vejam meu sorriso o tempo todo exibindo como um poster que o mundo todo esta errado e somente eu estou certo.” Acho também que a primeira reação de quem vê esse tipo de publicidade é de asco, de ojeriza mesmo. Do tipo : “Ninguém pode ser feliz o tempo todo”. 

  • Para mim isso é coisa de gente esquizofrênica, pinel mesmo. Ou algum tipo de bipolaridade que só publica o lado bom da doença, se é que existe lado bom.

  • Sei lá cara. Eu fazia uso dessas redes inicialmente para aqueles vícios de postar imagens e coisas engraçadas, das primeiras sociopatias digitais. Hoje em dia mal uso.

  • Eu vou até cancelar as minhas. Causa muito problema com minha esposa. Mas diz uma coisa, pela sua experiência, acha que alguém pode permanecer em pleno estado de alegria na íntegra ?

  • Mas o que é integro nesse mundo ? Tudo vai passar. A Bíblia fala em algum lugar que “A felicidade não é desse mundo”, não que eu siga e acredite ao pé da letra no que ali está escrito, mas felicidade plena se pararmos para pensar, ao longo da vida não encheria uma semana de 7 dias. Felicidade plena deve até matar o cidadão, por isso não deve ser desse mundo mesmo. A natureza contraditória do homem não conseguiria vivenciar na carne esse frenesi por tempo demasiado, a pessoa acabaria tendo um infarto, um AVC, aneurisma sei lá ! Deve ser algo tão intenso como um orgasmo continuado. O sujeito explode.

  • Ou vai parar num hospício. Você já conheceu alguém assim no dia a dia ?

  • Hum … Deixa ver … Já ! Mas antes dessa loucura hedonista da internet e da exposição pública como padrão. Mas era outra época. As pessoas conversavam de verdade, marcavam para sair, ir ao cinema, tomar um chope e aproveitavam a simplicidade da vida. Hoje você vai a um restaurante e vê mesas cheias de zumbis conversando com seus gadgets e postando fotos o tempo todo na rede, e pouco se olhando entre si e dialogando, deveriam enfiar as pizzas nos celulares e não nas bocas. Bem, como estava dizendo, essa pessoa era especial mesmo, consegue escapar até hoje da alienação dos tempos modernos; falando nisso, outro dia fui a uma região de montanhas onde o sinal de celular nem internet cabeada chegaram ainda. Foi terrível os dois primeiros dias, mas no terceiro foi como se tivesse saído de uma espécie de transe e comecei a de fato reparar na beleza do lugar. Foi uma sensação estranha, tipo aquele filme que as pessoas pensam viver na realidade, mas na verdade estão sonhando conectados a máquinas gerando energia para inteligências artificias. Acho que é isso, toda essa modernidade está gerando inteligências artificias dentro das nossas crianças e adolescentes, e nos impregnando também. Só o fato de existirem pessoas que falam com você na rede e pessoalmente parecem lhe desconhecer já prova isso. Está sendo criado um mundo imaginário coletivo, as imaginações estão se fundindo numa mentira coletiva, em pessoas com felicidade sempre estampada nos rostos e textos. Olhando por esse prisma acho que esses pessoas e seus perfis “orgasmo-contínuo” pensam estar felizes, mas são seus alter ego digitais que esbaldam essa felicidade.

  • Cara você está viajando !

  • O mundo está viajando. Mas não mais com a mente e matéria unidos. Estão se dissociando em congeneres distintos, o criador e a criatura, o homem e o desejo projetado, a busca por afirmação e a conquista imaginária, a entidade infeliz projetada num alter ego perfeito. Não somos mais a mesma raça, a humana criou a raça idealizada. Só há uma falha nisso.

  • Qual ó Rei das viagens imaginárias ?

  • Idealizações são utópicas. São marcos inalcançáveis. São projeções do ambiente e vida perfeitos onde a perfeição nunca imperou. Em algum momento essa bolha de fantasia vai estourar e não vai dar para prever a catástrofe psicológica que decairá sobre as sociedades ditas desenvolvidas.

  • É … faz sentido, deixa eu desconectar que amanhã a luta continua. Abraços.

  • Pelo menos curte lá sua amiga ultra mega feliz. Contribua mais um pouco com o projeto “Mundo Perfeito” dela !

  • Fala sério ! Vou é bloquear a pessoa ! Inté !

  • Falou .

  • …. …. …. … … …



gianovik

Nenhum comentário:

Postar um comentário